Supere esses desafios e transforme seu desenvolvimento de jogos ao nível Pac Man 

Separamos esse conteúdo com tudo que você precisa saber para vencer os desafios do desenvolvimento de jogos vencedores no mercado tecnológico 

O desenvolvimento de jogos é uma atividade que envolve muita criatividade, técnica e paixão. 

Mas, também é uma atividade que apresenta muitos desafios, como você sabe, tanto para os iniciantes quanto para os profissionais desenvolverem um jogo nível Pac Man.

Sim, isso é possível! Se você já tem criatividade, conhecimento e técnica, resta superar esses desafios, que iremos te mostrar aqui, e colocar cada vez mais jogos de sucesso na vitrine dos Games.

Pronto? Confira a seguir!

Um dos primeiros desafios do desenvolvimento de jogos é definir o conceito do jogo 

Para solucionar esse desafio, comece respondendo o que você quer criar.

Qual é o gênero, a plataforma, o público-alvo, a história, os personagens, o estilo visual, a jogabilidade, os recursos e as funcionalidades do seu jogo? 

Essas são perguntas que devem ser respondidas antes de começar a programar ou a desenhar. 

Isso é simplesmente indiscutível!

Um jogo de sucesso pode ser mudado no caminho do seu desenvolvimento, mas a ideia central sempre esteve ali, desde os primeiros passos o caminho já estava traçado.

Para isso, é importante fazer uma pesquisa de mercado, analisar jogos similares ou inspiradores, elaborar um documento de design e um protótipo, testar a sua ideia com potenciais usuários e obter feedback.

Para ter um jogo de sucesso você precisa ser um criado de sucesso, e isso começa pela conformidade. Veja mais a seguir:

Não saber escolher as ferramentas adequadas para o seu projeto

Assim como em todo projeto, sem as ferramentas certas não dá para desenvolver um bom trabalho.

Felizmente, esse é um mercado amplo, inovador e muito criativo. Existem diversas engines, linguagens de programação, softwares de arte e som, bibliotecas e frameworks disponíveis para o desenvolvimento de jogos. 

O importante aqui é saber qual se adequa melhor ao seu projeto. 

Por isso, é preciso pesquisar bem as opções, comparar os custos e benefícios, testar as funcionalidades e a compatibilidade que supra as suas necessidades e objetivos.

Dificuldade de gerenciar o tempo e o escopo no desenvolvimento de jogos 

O desenvolvimento de jogos é um processo complexo e demorado, que envolve muitas etapas e pessoas. 

Muitas vezes, o projeto se torna massivo e o desenvolvedor acaba desistindo do projeto. Sim, isso é muito comum.

Você está colocando mais tempo e esforço em seu jogo. Talvez ele seja um objetivo de vida, um sonho? 

Certamente, você vai querer gerenciar bem o tempo e esforços que coloca em objetivos tão importantes!

No entanto, é fácil se perder em detalhes irrelevantes, se empolgar com novas ideias ou se frustrar com problemas técnicos.

Por isso, é essencial definir um cronograma realista, priorizar as tarefas mais importantes, estabelecer metas claras e mensuráveis, delegar responsabilidades e acompanhar o progresso do projeto.

Um quarto desafio é garantir a qualidade e a originalidade do seu jogo 

O mercado de jogos é muito competitivo e exigente. Os jogadores estão sempre em busca de novas experiências, gráficos impressionantes, sons envolventes e mecânicas divertidas. 

Para se destacar da concorrência, é preciso oferecer um jogo que seja bem-feito, bem polido e bem diferenciado. 

E, além disso, seu projeto precisa ser seu. Essa é uma máxima incontestável!

Para isso, é fundamental ter um ideal original e bem trabalhado, fazer testes constantes, corrigir bugs, otimizar o desempenho, melhorar a usabilidade, adicionar conteúdo relevante e inovador, além de criar uma identidade visual única.

Não saber divulgar e monetizar o seu jogo 

De nada adianta ter um jogo incrível, se ninguém souber que ele existe, ou se ele não gerar receita suficiente para cobrir os custos de produção. 

Para alcançar seu público-alvo e obter retorno financeiro, é preciso definir uma estratégia de marketing eficaz, mas isso não é tudo.

Você também precisa escolher os canais de distribuição adequados, definir o preço justo, criar uma página atrativa, fazer campanhas promocionais, participar de eventos e concursos, interagir com a comunidade e principalmente, analisar os resultados.

Se você já tem um jogo lançado e que não teve lá esses resultados, ele pode ser o diferencial para o sucesso no seu novo jogo. Veja o que foi feito de errado. Por que o jogo não foi tão bem aceito?

E não esqueça de olhar os pontos fortes e fracos e fazer um comparativo com o próximo jogo a ser lançado.

O que impede seu jogo de ser um sucesso?

Como você pode ver, o desenvolvimento de jogos é um desafio que requer muita dedicação, estudo e persistência. 

Infelizmente, não dá para fugir disso: muito conhecimento e criatividade. 

Mas, vale lembrar que não é o R$ investido que faz o sucesso. Afinal, fazendo uma comparação simples entre os jogos Anthem e Among US, fica claro que custou mais e quem ganhou mais o coração dos amantes de jogos.

Mas, há fatores em comum em todos os jogos de sucesso.

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A Nogap Experts tem o que você precisa… 

Todo artista digital precisa de apoio para lidar com toda a burocracia que a atividade apresenta, afinal, é preciso ter tempo para executar as boas ideias.

E é aí que nós da Nogap Experts agimos.  

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